TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DO RETROCESSO DO RETROCESSO

Vânia Cardoso da Motta e Roberto Leher

RESUMO: Este ensaio problematiza, no contexto de retrocesso do retrocesso expresso pela radicalização do projeto de desmonte da educação pública brasileira, a intensificação da expropriação, da coisificação e da precarização do trabalho docente. Partimos de noticias recentes veiculadas pela Câmara dos Deputados, pela Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação e por organizações da sociedade civil sobre a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, o financiamento do Banco Mundial para a implementação da mesma, o Programa Nacional do Livro e Material Didático e sobre a regulamentação do ensino à distância para Educação Básica. Referendado pela teoria social crítica, reúne análises de estudos e pesquisas de professores e estudantes que integram o Coletivo de Estudos em Educação e Marxismo (COLEMARX) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Palavras-chave: Trabalho Docente – Precarização – Expropriação – Política Educacional.

Disponível em http://ufrrj.br/SEER/index.php?journal=RTPS&page=article&op=view&path%5B%5D=3580&path%5B%5D=2290