TRABALHO DOCENTE CRÍTICO COMO DIMENSÃO DO PROJETO DE UNIVERSIDADE

Roberto Leher e Vânia Cardoso da Motta (UFRJ)

Resumo: O artigo analisa a heteronomia do trabalho acadêmico no Brasil, particularizando a educação
superior pública. Discute o significado da ruptura do projeto nacional-desenvolvimentista pela irrupção do
golpe empresarial-militar e o processo combinado de coerção (AI-5/1968 e Decreto 477/1969) e de
subordinação da pesquisa e da pós-graduação ao capitalismo monopolista na contrarreforma de 1968, por
meio de programas de fomento à ciência e tecnologia direcionados aos anseios das frações burguesas que
sustentavam o regime. Frente aos processos de expropriação e de alienação do trabalho acadêmico na
ditadura, o estudo examina a organização do movimento docente, as suas primeiras greves e a centralidade
conferida a carreira no projeto de universidade da ANDES. Finalmente, apresenta como o
aprofundamento ao capitalismo dependente nas três últimas décadas refuncionalizou a universidade
pública e a educação superior privada, indicando consequências para o trabalho docente e para as lutas em
prol da afirmação do público como esfera antimercantil.

Palavras-chaves: educação superior; trabalho docente; heteronomia; capitalismo dependente; movimento
docente.

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