Sobre a Pesquisa

Este grupo, fundamentado na filosofia da práxis e na pedagogia de Paulo Freire, se dedica a estudar as origens e vertentes dos Movimentos sociais, que se colocam em disputa pelo caráter público da educação e direito humano.

Educação popular e movimentos sociais

Este grupo, fundamentado na filosofia da práxis e na pedagogia de Paulo Freire, atua na relação entre teoria e prática, provocando o diálogo entre saberes, experiências e propostas de ação. A partir deste prisma, se dedica a estudar: i) as origens e vertentes dos Movimentos sociais, que se colocam em disputa pelo caráter público da educação e direito humano; ii) as concepções de educação popular e suas experiências no âmbito formal e não formal de ensino; iii) a filosofia educacional de Paulo Freire numa perspectiva intercultural. Além do aprofundamento teórico, o grupo busca formar uma rede nacional e internacional em prol da defesa da educação pública, respeitando e valorizando pautas específicas dos movimentos sociais, a fim de criar uma agenda comum

Principais categorias de análise: Trabalho-educação; educação popular; filosofia da práxis; movimentos sociais.

Pesquisas atuais: 

A filosofia da educação entre desigualdade social e direitos humanos

Descrição: O projeto de pesquisa “A filosofia da educação entre desigualdade social e direitos humanos” tem com o objetivo de problematizar o papel da filosofia da educação com relação aos temas de justiça social, participação popular, democratização da cultura na educação pública. Com este intuito o projeto pretende indagar questões quais: Filosofia da educação e direitos humanos; Educação e sistema reprodutivos; Educação e cultura democrática; Educação e pós-colonialismo; Educação, práxis e poética, sabendo que ao longo da pesquisa irão surgir outras questões num desdobramento de perguntas e problemáticas que faz naturalmente parte de um processo de investigação. A metodologia de estudo não será somente contemplativa, mas prevê ume relação entre teoria e prática, elementos epistêmicos e empíricos; fazendo dialogar saberes teóricos, experiências concretas e propostas de praticas em ação, experiências e saberes e apresentando a escola pública como espaço principal da pesquisa-ação.

Coordenador

Paolo Vittoria (Professor FE-PPGE/UFRJ)

Integrantes

Guilherme Xavier de Santana (Mestre PPGE/UFRJ)
Inny Accioly (Doutoranda PPGE/UFRJ)
Jade Prata Bueno Barata (Doutoranda PPGE/UFRJ)
Rebeca Martins de Souza (Mestranda PPGE/UFRJ)