DISCIPLINA: Questões Atuais da Educação Brasileira [EDA 351 – 60h] – SEMESTRE 2018.1

Professor Bruno Gawryszewski – brunogawry@gmail.com

PROGRAMA DE CURSO

Ementa: A Educação como política de Estado e a questão dos direitos sociais. Instâncias de decisão e de execução da política educacional nos níveis federal, estadual e municipal. Tensões entre tradição e inovação na educação brasileira contemporânea: a relação entre nível central e unidade escolar; profissionalização do campo pedagógico e participação da comunidade; democratização do acesso à escola e garantia da qualidade do ensino. Estratégicas de qualificação docente. Financiamento, autonomia escolar e democratização da gestão.

 Objetivos:

  •  Compreender a educação como “questão social”, nesse sentido, situada na arena de poder e de disputas entre classes e frações de classes e grupos sociais, com isso, trazendo tensões entre interesses públicos e privados, entre instâncias de decisão e execução, bem como, entre os vários setores e unidades que compõem o sistema educacional brasileiro.
  • Discutir questões atuais da educação brasileira, considerando sua atualidade como expressão de velhas questões que emergem tanto relacionadas ao movimento da tendência atual de mercadorização da educação como dos movimentos sociais progressistas.
  • Apropriar de categorias analíticas centrais para análise de politicas públicas de educação.

Procedimentos metodológicos e processo de avaliação:

O curso será desenvolvido com aulas expositivas, palestrantes convidados, discussão de textos e debates.

A avaliação da disciplina será uma síntese qualitativa de todo o processo de ensino-aprendizagem ocorrido durante o semestre. De forma mais específica, levará em conta a realização das atividades presenciais e/ou em domicílio; participação nas aulas; presença mínima, 75% da carga-horária prevista na disciplina; a prova e o seminário em grupo.

 Conteúdos Programáticos:

 UNIDADE I: A Educação como política de Estado e a questão dos direitos sociais: a expansão e a desigualdade educacional; a dualidade educacional brasileira; a função social da escola e exclusão escolar; as reformas educacionais e o empresariamento da educação; educação, desenvolvimento e formação da classe trabalhadora

 UNIDADE II: Questões Atuais em debate: seminários em grupo que serão definidos pelas/os estudantes.

ORIENTAÇÃO PARA OS TRABALHOS EM GRUPO:

As/os estudantes se organizarão em grupos para apresentar uma temática a ser livremente escolhida, desde que não repetida por outro grupo. Os grupos deverão apresentar seu trabalho oralmente na aula e entregar seu respectivo texto no dia de sua respectiva apresentação. Os trabalhos terão indicação da bibliografia básica, mas serão considerados outros textos pertinentes ao tema, fruto de pesquisa bibliográfica do grupo, como também a inserção de resultados e observações de pesquisas de campo, realizando um confronto entre a teoria e a realidade

PROGRAMAÇÃO: 

  DATA TEMA BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1. 16 MAR Unidade I: texto, contexto e categorias de análise. Apresentação do curso. Categorias analíticas principais: política pública, questão social, Estado, sociedade civil, direito social, conjuntura, historicidade
2. 23 MAR  
3. 06 ABR Expansão e desigualdade escolar no Brasil Exposição de dados sobre a educação brasileira
4. 13 ABR Dualidade educacional no Brasil RUMMERT, S. M.; ALGEBAILE, E; VENTURA, J. Educação da classe trabalhadora brasileira: expressão do desenvolvimento desigual e combinado. Revista Brasileira de Educação, v.18, n.54, p.717-738, jul-set. 2013. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v18n54/11.pdf
5. 20 ABR Função social da escola e exclusão escolar FREITAS, L. C. Eliminação adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n.100 – Especial, p.965-987, out.2007. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1628100.pdf
6. 27 ABR Reformas educacionais e o empresariamento da educação MARTINS, A. Formulações da classe empresarial para a formação humana: da educação política à educação escolar. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 10, n.20, p. 67-88, jul/dez.2015. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/2216/2294
7. 4 MAIO PERONI, V; CAETANO, M.; LIMA, P. Reformas educacionais de hoje: as implicações para a democracia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v.11, n.21, p.415-432, jul/dez.2017. Disponível em http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/793/pdf
8. 11 MAIO Educação, desenvolvimento econômico e formação da classe trabalhadora BRUNO, L. Educação e desenvolvimento econômico no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.16, n.48, set/dez. 2011. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n48/v16n48a02.pdf
9. 18 MAIO MOTTA, V.C. Concepção de educação como motor de desenvolvimento econômico e social: ideologias do capital humano e do capital social. In: MOTTA, V.C; PEREIRA, L.D (orgs.). Educação e Serviço Social: subsídios para uma análise crítica. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017, p.55-83.

Xerox do Itamar, pasta Colemarx

10. 25 MAIO Prova
11. 8 JUN

15, 22, 29 JUN e 6 JUL

Unidade 2 – Debates e apresentação dos seminários em grupo