CURSINHO POPULAR REDE EMANCIPA DE CURSINHOS POPULARES


Docente Responsável:

Vânia Motta – vaniacmotta@gmail.com

Coordenador:

Juliano Niklevicz – julianonik@gmail.com

Descrição:

Cursinho popular, comunitário ou alternativo é um projeto educacional elaborado por um coletivo que tem como objetivo proporcionar acesso aos conhecimentos exigidos nos processos seletivos para ingresso no ensino superior. Com apoio e coordenação do Colemarx a Rede Emancipa passa a ser uma atividade singular de extensão universitária da UFRJ.
A Rede Emancipa é um movimento social de cursinhos populares que tem o objetivo de defender o direito à universidade pública e de qualidade para todas e todos, nascido na Grande São Paulo, em 2007. Atualmente, a Rede Emancipa conta com cinco cursinhos em São Paulo; três no Pará; um em Porto Alegre, Rio Grande do Sul; e um em Montes Claros, Minas Gerais.
A Rede Emancipa parte do pressuposto que a educação pública é um patrimônio coletivo a ser defendido e sua qualidade é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa. Nesse sentido, busca ampliar suas possibilidades de futuro pessoal e profissional dos jovens trabalhadores da camada popular e, ao mesmo tempo, difundir uma educação crítica. Por educação crítica compreende, por exemplo, desenvolver com os alunos a consciência de que o sistema educacional público brasileiro pode ser alterado para melhor.