PROFISSÃO DOCENTE (EDW001)


Profª Cláudia Piccinini – clpiccinini@gmail.com
Profª Lígia Karam
Profª Jussara Marques

EMENTA:
A formação do professor e o exercício profissional: histórico e perspectivas. O trabalho na Escola e os desafios da educação contemporânea. O saber docente e as particularidades do trabalho do professor. Políticas atuais e profissionalização docente. A questão da autonomia e da identidade profissional. Papel social e função ética e política do professor. Organizações profissionais dos professores.

Bibliogafia:
PICCININI, C. L. HISTÓRIA DA PROFISSÃO DOCENTE NO BRASIL: ALGUMAS LEITURAS. MIMEO, 2005. MIRANDA, KENIA. A NATUREZA SÓCIO-HISTÓRICA DO TRABALHO DOCENTE: DO SACERDÓCIO À SINDICALIZAÇÃO. SEMINÁRIO PARA DISCUSSÃO DE PESQUISAS E CONSTITUÇÃO DE REDE DE PESQUISADORES. UFF, 2009.
POULANTZAS, Nicos. Classes Sociais no Capitalismo de hoje. Advertência e Introdução.
MOTTA, Vânia. Ideologia do Capital Social. Atribuindo uma face mais humana ao capital.RJ: Edt. UERJ, FAPERJ, 2012.
SHIROMA, Eneida; SCHNEIDER, Mara Cristina. Avaliação de desempenho docente: contradições da política “para poucos” na era do “para todos”. Disponível: http://www.gepeto.ced.ufsc.br/index.php/producao/view.download/213.html>.
PICCININI, C.L. ET AL. PNE E TRABALHO DOCENTE: FORMAÇÃO, FORMA(TA)ÇÃO E (CON)FORMAÇÃO. XII JORNADA DO HISTEDBR. CAXIAS, MARANHÃO, 2014. P.1585-1600. DEBATE: PNE METAS 15 A 18.