MARXISMO e EDUCAÇÃO (EDW007)


Prof. Bruno Gawryszewski – brunogawry@gmail.com
Profª Cláudia Piccinini – clpiccinini@gmail.com
Profª Luciane Nascimento – luciane_silva43@yahoo.com.br
Prof. Roberto Leher – leher.roberto@gmail.com
Profª Vania Motta – vaniacmotta@gmail.com

EMENTA:
A dialética marxiana. Trabalho e educação. Educação omnilateral e politecnia. Ideologia. Alienação, estranhamento e educação. Marxismo, história e pós-modernismo. Educação, emancipação e movimentos sociais. A influência do pensamento marxiano nas teorias educacionais e pedagógicas.

Bibliogafia:

ENGELS, F. (1845) A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.

FERNANDES. Florestan. A formação política e o trabalho do professor. In: FERNANDES. Florestan. O desafio educacional. São Paulo: Autores Associados, 1989.

GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. Civilização Brasileira. 8. ed. Págs: 117 a 157.

MARX, Karl. (1852) Carta de Karl Marx a Joseph Weydemyer. Disponível em: <http://www.scientific-socialism.de/FundamentosCartasMarxEngels050352. htm>.  (18/4)

MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. São Paulo: Boitempo, 2012. Disponível em http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/gotha.html

NETTO, José Paulo (org.). Curso livre Marx-Engels: a criação destruidora. Capítulos 5 e 7. São Paulo: Boitempo, Carta Maior, 2015.

PFEIFER, Mariana. Americanismo e Fordismo de Gramsci: adaptação do trabalhar às necessidades da indústria. Revista Eletrônica Interdisciplinar Diversa. Universidade Federal do Paraná. N. 0, V. 1, p. 17-24, jan/jun, 2008. Disponível: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/diver/article/view/34007/21175

SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da politecnia. Revista Trabalho, Educação e Saúde. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Fiocruz.1(1):131-152, 2003. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/tes/v1n1/10.pdf

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico crítica: primeiras aproximações. 3. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992. (Coleção polêmicas do nosso tempo v. 40).

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classe e a educação escolar.Germinal: Marxismo e Educação em Debate.v.5, n.2 (2013).Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9697/7085