Educação Popular, Educação Libertária e Movimentos Sociais: um Estudo de Caso sobre o Grupo de Educação Popular (GEP)

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Guilherme Xavier de Santana

Orientadora: Vânia Cardoso da Motta

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFRJ, 2015

Esta dissertação analisa o histórico das atividades político pedagógicas do Grupo de Educação Popular (GEP) localizado na região central da cidade do Rio de Janeiro, próximo à zona portuária, no Morro da Providência, frente aos impactos das intervenções governamentais no local, tendo em vista os megaeventos que serão realizados. Considerando que a educação popular se insere em um processo de transformação da realidade e das relações sociais de produção da ordem capitalista e que a base político-filosófica libertária e autogestionária do Grupo contrapõe a qualquer aparato coercitivo do Estado, nosso objetivo foi averiguar como o GEP vem atuando junto à população do Morro da Providência com relação às questões das remoções de moradores, à especulação imobiliária na área e ao processo de ―revitalização‖ que o Projeto Porto Maravilha vem promovendo, dentre outros transtornos; assim como no âmbito do processo educativo escolar. Para tal, apreendemos preceitos de teóricos anarquistas clássicos do século XIX, como Mikhail Bakunin, e da virada dos séculos XIX para o século XX, como Piotr Kropotkin e Errico Malatesta, até autores mais recentes que de certa forma prosseguem a tradição de reflexão e produção na linha da pedagogia libertária; vimos à influência que a concepção de educação popular, difundida e levada à frente por Paulo Freire e outros educadores, possui e pode ser problematizada nas atuações políticas do Grupo; verificamos os possíveis diálogos do GEP com movimentos sociais urbanos e populações marginalizadas; e como são executados os métodos educativos da pedagogia do oprimido, procurando estabelecer relações teóricas e práticas com a pedagogia revolucionária.

Palavras-chave: Grupo de Educação Popular; Morro da Providência; educação popular; educação libertária; educação libertadora; pedagogia revolucionária.