A EDUCAÇÃO FÍSICA, SUA RELAÇÃO HISTÓRICA COM O MUNDO DO TRABALHO E SUAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Guilherme de Souza Marques (EEFD/UFRJ)

No processo de organização da sociedade brasileira, é possível perceber que o movimento histórico do Ensino Médio e Educação Física escolar, tem em alguns momentos aparentemente passado por processos de mudanças no decorrer do tempo. Essas metamorfoses vistas e analisadas são engendradas em meio a um processo de disputas entre projetos de homem e de mundo nos diversos setores da sociedade, fazendo com que a formação do trabalhador seja concebida e materializada sob aspectos ideológicos e políticos que sustentam uma visão de mundo burguesa. O estudo tem como objetivo analisar o papel da Educação Física em instituições de ensino que se destinam à formação profissional em nível médio. A metodologia utilizada no estudo foi a revisão bibliográfica de pesquisas no campo da Educação Profissional e Educação Física. Os achados da educação profissional apontam uma gênese histórica marcada pela dualidade, sendo essa modalidade destinada para os filhos da classe trabalhadora, pelas suas possibilidades como acesso ao emprego e salários. Citando os diversos papéis que a educação profissional apresentou até hoje podemos destacar, como instrumento de desenvolvimento econômico, mecanismo redutor de demandas de vagas ao ensino de nível superior. O estudo mostrou que a   Educação Física no ensino médio integrado, assume funções diversificadas, dando ênfase a formação integral, construção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades e valores. Concluímos que a disciplina pode assumir metodologias distintas de formação na mesma instituição ou em institutos distintos, de acordo com questões como ideologia e a correlação de forças no espaço escolar. Logo supomos que a Educação Física assume uma determinada característica de acordo com as visões de mundo que a atravessa dentro do espaço que tem como objetivo forma o trabalhador técnico de nível médio.

 Palavras-chave: Educação Física, Educação Profissional, Pedagogia Crítico-Superadora

Download: Monografia Guilherme versão final