FACULDADE DE EDUCAÇÃO – UFRJ               1º SEM 2018

DISCIPLINA: TEORIA POLÍTICA E EDUCAÇÃO [EDA 003]

Professores: Bruno Gawryszewski – brunogawry@gmail.com; Thayse Melo – thaymelog@gmail.com

 

PROGRAMA DO CURSO

 Ementa: Teoria Política e Educação: Estado, Governo e Políticas Públicas. A educação como objeto das políticas públicas. O público e o privado na educação. Interesses sociais e protagonismo político no campo educacional. Partidos políticos, partidos ideológicos e hegemonia educacional. Educação popular e mudança política.

CONTEÚDO

UNIDADE 1 – Clássicos 

16 MAR Apresentação do curso
23 MAR Panorama geral da teoria política moderna (Bruno)

Texto-referência: MASSON, Gisele. Das teorias modernas de Estado à crítica da legitimação político-ideológica na organização social capitalista. In: Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v.44, n.1, p. 69-95, abr/2010. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/viewFile/2178-4582.2010v44n1p69/14409

06 ABR Pensamento liberal educacional liberal clássico (Bruno)

Texto-referência: MACHADO, Lucília. Politecnia, escola unitária e trabalho. São Paulo: Cortez Editora, Autores Associados, 1989, p.59-87.

13 ABR II Seminário Políticas Educacionais do Tempo Presente – Crise capitalista e Reforma do Ensino Médio
20 ABR Projeto educacional liberal brasileiro: o Manifesto dos Pioneiros (Thayse)

Texto-referência: MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA. A reconstrução educacional no Brasil – ao povo e ao governo: o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. In. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v.96, n.especial, p. 195-222, 2015. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/489316/O+Manifesto+Educador+Os+Pioneiros+80+Anos+Depois/588cfd88-e167-4d02-b810-cbafa1dce05d?version=1.2

27 ABR Marx e Engels: o princípio da união entre ensino e trabalho (Bruno)

Texto-referência: MACHADO, Lucília. Politecnia, escola unitária e trabalho. São Paulo: Cortez Editora, Autores Associados, 1989, p.88-130.

4 MAIO Lênin e Krupskaia: a educação socialista na União Soviética (Thayse)

Texto-referência: OYAMA, Edison. A Perspectiva da Educação Socialista em Lenin e Krupskaia. In. Revista Marx e o Marxismo, v.2, n.2, p. 44-70, jan/jul 2014. Disponível em: http://www.marxeomarxismo.uff.br/index.php/MM/article/view/36/29

11 MAIO Gramsci: a “escola unitária” (Bruno)

Texto-referência: NASCIMENTO, M. I. M., SBARDELOTTO, D. K. A Escola Unitária: educação e trabalho em Gramsci. Revista HISTEDBR online, Campinas, n.30, p.275-291, jun. 2008. Disponível em < http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2010/escola_unitaria.pdf>

18 MAIO Prova 

 

UNIDADE 2 – Contemporaneidade

25 MAIO Estado e crise brasileira (Bruno)

Texto-referência: Pinto et. al, Eduardo Costa. A guerra de todos contra todos: a crise brasileira. Texto para discussão, UFRJ, IE, fev. 2017. Disponível em  http://www.ie.ufrj.br/images/pesquisa/publicacoes/discussao/2017/tdie0062017pinto-et-al.pdf

8 JUN Educação e desenvolvimento econômico (Bruno)

Texto-referência: BRUNO, L. Educação e desenvolvimento econômico no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.16, n.48, set/dez. 2011. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n48/v16n48a02.pdf

15 JUN Educação e desenvolvimento econômico (Bruno)

Texto-referência: MOTTA, V.C. Concepção de educação como motor de desenvolvimento econômico e social: ideologias do capital humano e do capital social. In: MOTTA, V.C; PEREIRA, L.D (orgs.). Educação e Serviço Social: subsídios para uma análise crítica. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017, p.55-83.

22 JUN Reestruturação produtiva do mundo do trabalho e educação (Thayse)

Texto-referência: ROSSO, Sadi dal. Ondas de intensificação do labor e crises. Perspectivas, São Paulo, v. 39, p. 133-154, jan./jun.2011. Disponível em https://seer.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/4755

29 JUN Reestruturação produtiva do mundo do trabalho e educação (Thayse)

Texto-referência: OLIVEIRA, Dalila. A reestruturação do trabalho docente: Precarização e flexibilização. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 25, n.89, p. 1127-1144, Set./Dez. 2004. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22614.pdf

6 JUL Avaliação final 

 

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

O curso será desenvolvido com aulas expositivas, discussão de textos e debates. Todos os textos que forem em formato impresso estão disponíveis na Xerox do Itamar, pasta Colemarx.

A avaliação da disciplina será uma síntese qualitativa de todo o processo de ensino-aprendizagem ocorrido durante o semestre. De forma mais específica, levará em conta a realização das atividades presenciais e/ou em domicílio; participação nas aulas; presença mínima, 75% da carga-horária prevista na disciplina; a prova e a atividade final.