Curso de Extensão “Formação e trabalho docente: a necessária discussão das políticas educacionais”

PROFESSORAS: Drª Ligia Karam C. de Magalhães e Drª Leny Cristina Azevedo

Público – alvo: Professores da rede pública de ensino, alunos e demais interessados na discussão sobre as políticas educacionais.

Duração do Curso: 32 horas

Número de vagas: 30

Carga horária total: 32 horas ( oito encontros)

Local de realização: Faculdade de Educação / UFRJ – SALA: 40 Aulário

Horário: 18h30 – 21h30

Período: 9 de maio – 27 de junho

Curso gratuito

Inscrições

  • Realizadas através dos endereços abaixo:
  • Preenchimento de ficha de inscrição disponível no site: enviar para um dos endereços acima;
  • As inscrições serão homologadas por ordem de envio das inscrições até o total de 30 inscritos,
  • Período de inscrição: 09 à 16 de abril
  • Confirmação das inscrições homologadas: 23 de abril

Proposta do curso

A presente proposição se inscreve como uma síntese que objetiva o aprofundamento da análise das políticas educacionais. Com as análises, pretendemos tecer discussões ao longo do curso para o exame das condições do exercício do trabalho docente na maioria das escolas brasileiras, já que as evidências revelam que ainda está longe de ser alcançada a qualidade da educação e do ensino. Também buscamos compreender as tensões e embates do campo da educação, examinando o PNE, Reforma do Ensino Médio e BNCC para formação de professores, a partir dos crescentes conflitos entre o interesse público e o privado que se fazem sentir nas metas estabelecidas para os diferentes segmentos do ensino, associados às marcas profundas da desigualdade social que têm raízes históricas herdadas do passado. O enfrentamento desses temas complexos estará se estruturando em partes organicamente interligados através de oito cursos em torno de foros de discussão em defesa da escola pública democrática e de qualidade formal e política.

Objetivo geral

Discutir e divulgar os aspectos centrais da articulação entre formação de professores, trabalho docente e políticas educacionais.

Objetivos Específicos

Discutir a necessidade de mudanças institucionais que reforçam as bases da formação de professores;

Aprofundar os estudos sobre políticas educacionais e seus impactos nas práticas pedagógicas;

Possibilitar aos alunos da Faculdade de Educação espaço para ampliação de seus conhecimentos seja como bolsista ou mesmo voluntários;

Produzir conhecimento acerca das políticas educacionais, de forma a contribuir com a democratização da educação nacional;

Contribuir com o debate nacional sobre as políticas de formação de professores e suas implicações no/para o trabalho docente.

 

Conteúdo

Tema Data
1. Educação inicial e continuada de professores: o dilema da profissionalização. 09/05
2. Educação e gestão da escola: trajetórias de democratização. 16/05
3. Educação e financeirização: o público e o privado em questão 23/05
4. Educação e Reforma do Ensino Médio: “novos” itinerários? 30/05
5. Educação e a Base Nacional Comum Curricular: implicações para a qualidade do ensino. 06/06
6. Educação e empreendedorismo: impasses e desafios das políticas educacionais. 13/06
7. Educação e Tecnologias: práticas inovadoras? 20/06
8. Educação: Transformações no mundo do trabalho e trabalho docente. 27/06

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