IX Colóquio Internacional Marx e Engels

Campinas, Unicamp – 17 a 20 de julho de 2018 – https://www.ifch.unicamp.br/cemarx/site/coloquio-marxengels-cemarx

A submissão de trabalho ocorrerá até o dia 20 de março.

Os Grupos Temáticos do IX Colóquio são os seguintes.

GT 1 – A obra teórica de Marx e de Engels
Exame crítico das obras de Marx e de Engels. As polêmicas suscitadas pela obra teórica dos fundadores do marxismo.

GT 2 – Os marxismos
Exame crítico das obras dos clássicos do marxismo dos séculos XIX e XX. As correntes do pensamento marxista e suas transformações. A obra teórica dos marxistas brasileiros e demais latino-americanos. A questão da renovação do marxismo.

GT 3 – Marxismo e ciências humanas
Exame da presença do marxismo na economia, na sociologia, na ciência política, na antropologia, na história, na área de relações internacionais, na geografia, no serviço social e no direito. Exame da crítica marxista às ciências humanas e das contribuições das ciências humanas para o desenvolvimento do marxismo. Polêmicas teóricas e desenvolvimentos conceituais do marxismo nessas áreas de conhecimento. A presença do marxismo na universidade brasileira e demais universidades latino-americanas.

GT 4 – Economia e política 
Enfoque marxista das transformações econômicas, políticas e sociais do capitalismo no final do século XX e início do século XXI. Novos padrões de acumulação de capital, nova fase do imperialismo, transformações do Estado e da democracia capitalista. A situação dos países dominantes e dos países dependentes. Brasil e América Latina. Capitalismo e ecologia.

GT 5 – Relações de classe e lutas sociais 
Enfoque marxista das transformações ocorridas na estrutura de classes. Trabalhadores, classe operária, nova classe operária e classe média. A pequena burguesia. O campesinato no capitalismo atual. O debate sobre o declínio da polarização de classes no final do século XX e início do século XXI. As classes trabalhadoras e a nova configuração da burguesia. As classes sociais no Brasil e na América Latina. O conceito marxista de classe social e de luta de classes face ao capitalismo contemporâneo. Os movimentos sociais e protestos populares em escala nacional e internacional.

GT 6 – Trabalho e produção 
Teoria social, trabalho e produção. A teoria do valor trabalho e o capitalismo contemporâneo. As concepções teóricas sobre o universo produtivo. Processos de produção: processo de valorização e processo de trabalho. Controle e gestão do processo de trabalho. Luta de classes na produção. Teorias sobre a afirmação e recusa da “centralidade do trabalho”. As novas formas de exploração do trabalho: trabalho imaterial, trabalho informal, precário e informacional. Trabalho e emancipação social.

GT 7 – Gênero, raça e sexualidade 
Reflexão sobre as relações de gênero, raça e sexualidade e o papel destas na reprodução do capitalismo. Análise da articulação entre exploração e opressão e as configurações das divisões social, sexual e racial do trabalho na atualidade. Discussão sobre a consubstancialidade/interseccionalidade das relações sociais e a teoria marxista. Debate sobre política, marxismo e os movimentos feministas, negro e LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais).

GT 8 – Educação, capitalismo e socialismo
As relações do sistema educacional com o capitalismo da perspectiva marxista: formação da força de trabalho; educação e classes sociais; ideologia e processo educacional; política educacional. Análise marxista da educação no Brasil e na América Latina. Os aparelhos culturais do capitalismo (universidades, centros de pesquisa). Os centros culturais criados pelo movimento socialista. Análise das experiências educacionais realizadas nas revoluções socialistas do século XX. A teoria marxista e a educação.

GT 9 – Cultura, capitalismo e socialismo
Capitalismo e produção cultural: as novas tendências; as artes plásticas, a literatura e a indústria cultural. Análise marxista da cultura no Brasil e na América Latina. Cultura e socialismo: os movimentos culturais nas revoluções do século XX. O marxismo e a produção cultural.

GT 10 – O socialismo na atualidade
Análise marxista das revoluções do século XX. A herança comunista e socialista dos séculos XIX e XX e o socialismo do século XXI. Marxismo e socialismo. A questão da renovação do socialismo. Teoria da transição ao socialismo. Trabalhadores e transição socialista. Trunfos e obstáculos para a reconstrução do movimento socialista no século XXI. Socialismo e ecologia.

Deixe um Comentário