38ª Reunião Nacional da ANPED – 01 A 05 DE OUTUBRO DE 2017

UFMA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, SÃO LUÍS, MARANHÃO

Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência.

http://38reuniao.anped.org.br/reuniao

 

ABERTURA

Domingo 01/10/2017 – Centro de Eventos UFMA

18:00 – Cerimônia de Abertura: Palavras da Presidente: Andréa Barbosa Gouveia – UFPR
20:00 – Conferência de Abertura: Conferencista: Nilma Lino Gomes – UFMG

SESSÕES ESPECIAIS

Tendo como objetivo o desdobramento do TEMA CENTRAL as 13 (treze) Sessões Especiais abordarão tópicos emergentes e relevantes da área. As mesas de sessões especiais são organizadas entre os GTs que pertencem as subáreas da ANPEd e estão programadas para Terça-feira (03 de outubro), Quarta-feira (04 de outubro), Quinta-feira (05 de outubro) – 10:15h às 13h.

Sessões Especiais da Subárea 1 – GTs 02,14,17,20

1. Os sentidos da ação política e o impacto nos projetos nacionais de educação.

Maria Helena Souza Patto – USP
Vladimir Safatle – USP
Alícia Civera Cerecedo – UNAM/México

2. Ética, diferença e justiça social: perspectivas na pesquisa educacional.

Marcus Vinícius Fonseca – UFOP
Rosana Rodrigues Heringer – UFRJ
André M. Duarte – UFPR

Sessões Especiais da Subárea 2 – Gts 03,06,18,21,22,23

1. Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação.
Conceição Paludo – UFRGS
Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva – UFSCar
Dagmar Estermann Meyer – UFRGS

2. Movimentos sociais e ações coletivas: o contexto latino-americano de lutas e resistências
Rossana Reguillo Cruz – Universidade de Guadalajara, México

Marilia Pontes Sposito – USP
Breno Bringel – UERJ
Coordenação: Marco Barzano – UEFS

3. As políticas da diversidade e enfrentamento das desigualdades

Edla Eggert – PUC-RS
Fernando Altair Pocahy – UERJ
Denise Maria Botelho – UFRPE

Sessões Especiais da Subárea 3 – GTs 04,08,12, 16, 19,24

1. Políticas educacionais em disputa e novas legislações na formação de professores
Selma Garrido Pimenta – USP
Helena de Freitas – UNICAMP
Antonio Miguel – UNICAMP

2. Reinvenção do espaço público e movimentos midiáticos
Denise Taliaferro Baszille – Miami University/E.U.A
Nelson de Luca Pretto – UFBA
Paula Sibilia – UFF

3. Ética na pesquisa em ciências humanas: polêmicas, constituição e finalidades
Carlos Roberto Jamil Cury – PUC MG
Rita Ribes Pereira – UERJ
Janete Magalhães Carvalho – UFES

Sessões Especiais da Subárea 4 – GTs 05-09-11

1. A financeirização da economia e a privatização da educação
Vera Lúcia Jacob Chaves – UFPA
Bruno de Conti – Instituto de Economia da UNICAMP
Roberto Leher – UFRJ
Coordenação: Theresa Adrião – UNICAMP
2. (Des)configuração do trabalho docente diante da agenda conservadora e das políticas privatistas
José dos Santos Souza – UFRRJ
Dalila Andrade Oliveira – UFMG
Acácia Kuenzer – UFPR
Coordenação: Célia Regina Vendramini – UFSC
Sessões Especiais da Subárea 5 – GTs 07,10,13,15

1. Democracia em risco: o lugar da educação, da Infância e da experiência
Jorge Larossa – Universidade de Barcelona, Espanha
Sonia Kramer – PUC-Rio
Rosalba Maria Cardoso Garcia – UFSC
Coordenação: Alfredo Veiga Neto – UFRGS
2. Práticas culturais, leitura e literatura no contexto da democracia

Verónica Macias Andere – Consejo Puebla de Lectura, A.C. (Puebla, México)
Patrícia Corsino – UFRJ
Rosa Maria Hessel Silveira – UFRGS
Coordenação: Mônica Baptista Correia – UFMG
Sessão Especial do Forpred
Em construção

 

TRABALHOS ENCOMENDADOS PELOS GTS
Cada Grupo de Trabalho da ANPED definiu temáticas para trabalhos encomendados. Esses trabalhos se configuram uma oportunidade de abordar uma temática específica, ou “emergente”, de interesse e importância para o GT, contando sempre com a participação de pesquisadores de destaque na área da Educação. Os trabalhos serão apresentados simultaneamente nos 23 GTs, na manhã do dia 02 de outubro, segunda-feira.
GT02 – História da Educação
Igualdade e Diferença – uma discussão conceitual ao contraponto das desigualdades
José Costa D’Assunção Barros – UFRRJ
GT03 – Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
A produção do GT nos últimos 8 anos
Monica Peregrino – UNIRIO
Ludmila Cavalcante – UEFS
GT04 – Didática
A Didática no âmbito dos programas de PG em Educação no país
Andréa Maturano Longarezi – UFU
GT05 – Estado e Política Educacional
Contradições e limites da democracia no Brasil
Virginia Fontes –
GT06 – Educação Popular
Os 50 anos do livro Educação como Prática da Liberdade. Questão problematizadora: o que é educação como prática da liberdade hoje?
José Pereira Peixoto Filho – UEMG
GT07 – Educação de Crianças de 0 a 06 anos
Balanço analítico da Educação Infantil: questões curriculares e direitos em risco
Coordenação da mesa: Raquel Gonçalves Salgado – UFMT
Maria Machado Malta Campos – FCC
Ana Lúcia Goulart de Faria – UNICAMP
Zilma de Moraes Ramos de Oliveira – USP
GT08 – Formação de Professores
Em construção
GT09 – Trabalho e Educação
Gênero, patriarcado, trabalho e classe
Helena Hirata – Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris, do Centre National de la Recherche Scientifique (Cresppa-GTM/CNRS)

 

GT10 – Alfabetização, leitura e escrita
Produção do GT nos últimos 10 anos
Cecilia Maria Aldigueri Goulart – UFF
Francisca Izabel Pereira Maciel – UFMG
Eliana Borges Correia de Albuquerque – UFPE
GT11 – Política de Educação Superior

Estudo comparativo entre modelos atuais de educação superior: internacionalização e entraves à realidade brasileira (título provisório)
Ricardo Antunes – Unicamp
GT12 – Currículo

Currículo e docência: tentativas de regulação e processos de escape
Rosanne Evangelista Dias – PROPED/UERJ
GT13 – Educação Fundamental
20 anos de publicação do livro Pedagogia Profana com Jorge Larrosa
Jorge Larossa – Universidade de Barcelona, Espanha
GT14 – Sociologia da Educação
Desigualdades educacionais na educação básica: tendências recentes no Brasil
José Francisco Soares – UFMG
GT15 – Educação Especial
Os novos reformadores: do discurso da equidade à prática da segregação
Luiz Carlos de Freitas – UNICAMP
GT16 – Educação e Comunicação
A condição pós-humana na era das tecnologias digitais
Paula Sibilia – UFF
GT17 – Filosofia da Educação
Crise da representação e a tarefa do pensamento: entre as teorias do reconhecimento e os circuitos dos afetos
Christian I. Dunker – USP
Vladimir Safatle – USP
GT18 – Educação de Jovens e adultos
Políticas de EJA implementadas nos últimos 20 anos e uma leitura no campo das políticas do novo cenário
Maria Margarida Machado – UFG
GT19 – Educação Matemática
Abordagens teórico-metodológicas de investigação utilizadas por grupos de pesquisa em Educação Matemática
Jonei Cerqueira Barbosa – UFBA
GT20 – Psicologia da Educação
O sofrimento psíquico do professor em um contexto de mercantilização da educação
Lígia Márcia Martins – UNESP
GT21 – Educação e Relações Étnico-Raciais
O bem viver da educação: o que dizem indígenas, negros e ciganos
Gersem José dos Santos Luciano (Gersem Baniwa) – UFAM
Coordenação: Iolanda Oliveira – UFF
GT22 – Educação Ambiental
Teoria e Ação nas pesquisas em Educação Ambiental: partilhando suspeitas epistemológicas do GT 22 da ANPEd
Silvio Gallo – UNICAMP
GT23 – Gênero, Sexualidade e Educação
Em construção
GT24 – Educação e Arte
Didática, docência e criação
Sandra Corazza – UFRGS
MINICURSOS
Os minicursos têm uma finalidade formadora, procurando desenvolver tendências e perspectivas de pesquisa, consistência entre abordagens teóricas e procedimentos de pesquisa, aspectos importantes na prática investigativa (documentação histórica, registros), etc. A atividade é trabalhada ao longo de dois dias, com duração de 02 (duas) horas cada, terça-feira (03 de outubro) e Quarta- feira (04 de outubro) – 08:30h às 10:30h.
GT02 – História da Educação
Estatísticas do ensino como fonte para a História da Educação
Natalia de Lacerda Gil – UFRGS
GT03 – Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
Em construção
GT04 – Didática
Didática e políticas educacionais recentes
Alda Junqueira Marin – PUC/SP
GT05 – Estado e Política Educacional
Financiamento da Educação: foco no orçamento federal
I-Juca-Pirama Camargo Gil – UFRGS
Marcos Edgar Bassi – UFSC
GT06 – Educação Popular
Internacionalização da educação popular e as exigências (e possibilidades?) no contexto Nacional
Danilo Romeu Streck – UNISINOS
GT07 – Educação de Crianças de 0 a 06 anos
Demanda Espontânea (Aguardar submissão pelo portal)
GT08 – Formação de Professores
Iniciação à docência: dilemas profissionais, aprendizagem docente e desenvolvimento profissional
José Angelo Gariglio – UFMG
GT09 – Trabalho e Educação
Educação socialista e emancipação social: concepções e experiências ao longo do século XX
Carmen Sylvia Vidigal Moraes – USP
Maria Ciavatta – UFF
GT10 – Alfabetização, leitura e escrita
Literatura infantil e a formação de leitores
Verónica Macías Andere – Consejo Puebla de Lectura, A.C. (Puebla, México)
Célia Abicalil Belmiro – GPELL-CEALE-UFMG
GT11 – Política de Educação Superior
Globalização, internacionalização e políticas supranacionais de educação superior. Título da ementa enviada. Políticas globais, regionais, transnacionais e supranacionais de educação superior: Perspectivas teóricas e alguns exemplos
Gladys Beatriz Barreyro – USP
GT12 – Currículo
Discurso, hegemonia e performatividade: enfoques para a pesquisa em política de currículo a partir de Laclau e Butler
Erika Cunha – UFMT
Talita Vidal – UERJ/FEBF
Thiago Ranniery – UFRJ
GT13 – Educação Fundamental
Paradoxos da in/exclusão
Alfredo Veiga-Neto – UFRGS
Maura Corcini Lopes – UNISINOS
GT14 – Sociologia da Educação
Triangulação/combinação de técnicas quantitativas e qualitativas em pesquisas na sociologia da educação
Eduardo Ribeiro da Silva – UERJ
GT15 – Educação Especial
Demanda Espontânea (Aguardar submissão pelo portal)
GT16 – Educação e Comunicação
Internet das Coisas
Edméa Santos – UERJ
GT17 – Filosofia da Educação
Pesquisar em Filosofia da educação entre a diferença e a precarização da vida
Pedro Pagni – UNESP-Marília
GT18 – Educação de Pessoas Jovens e Adultas
Pesquisa: questões metodológicas de EJA/ perspectiva da história, tratamento dos dados – sujeitos / novas fontes – novas temáticas. Perspectiva etnográfica (título provisório)
Ana Maria Rabelo Gomes – UFMG

 

GT19 – Educação Matemática
Pesquisas em Educação Matemática desenvolvidas com enfoque sociológico
Sonia Maria Clareto – UFJF
GT20 – Psicologia da Educação
Estudos sobre desenvolvimento humano: história, conceitos, polêmicas
Maria Cristina Soares de Gouvêa – UFMG
GT21 – Educação e Relações Étnico – Raciais
Elaboração de artigos e preparação para publicações em periódicos: o diálogo com a temática étnico-racial
Tânia Mara Pedroso Müller – UFF
GT22 – Educação Ambiental
Educação Ambiental Biorrizomática
Cláudio Tarouco de Azevedo – UFPel
GT23 – Gênero, Sexualidade e Educação
Em construção
GT24 – Educação e Arte
Ensino da arte na turbulência curricular contemporânea
Aldo Victorio Filho – UERJ
Marilda Oliveira – UFSM

Deixe um Comentário